quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Curiosidades:


Há milhares de anos, os vulcões Erciyej e Hasan cobriram de lava uma enorme área no centro da Turquia, chamada hoje de Capadócia. Por cima da lava, acumulou-se cinza, criando uma camada de basalto. Foi aí que entrou em cena um inesperado arquiteto: o tempo; que erodiu as rochas moles debaixo e poupou o basalto, mais duro. A rocha mole, aos poucos, transformou-se em grandes cones. O basalto ficou sem sustentação e quebrou-se. O resultado são enormes formigueiros de lava endurecida, cobertos por um chapéu de basalto.Assim, em vez de erguer casas, os habitantes da região optaram pela facilidade de escavar a rocha mole e fazer, dentro dela, os cômodos e os móveis. Se a família aumentava, era só cavar um novo aposento.Esse tipo de rocha é um isolante térmico natural, mantendo-se fresco no tórrido verão, e quente no rigoroso inverno. A ventilação é garantida por tubos que saem do chão e chegam à parte mais alta da moradia.O uso de paredes duplas têm sido bem mais explorado na atualidade, pelo fato de atender a algumas exigências específicas.No caso das paredes externas, o uso de chapas de isopor, colocadas entre as duas lâminas de tijolos melhoram o isolamento térmico da casa. Tal recurso pode diminuir em até 30% o uso de aquecedores.

Tipos de rochas:

  • Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânias, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento dá-se na água.
  • Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.

Sedimentares

Rochas Sedimentares são compostas por restos de outras rochas, acumulados em áreas deprimidas; correspondem a 60% da superfície do território brasileiro; contém material fóssil; formam as bacias.

Metamórficas


São as rochas formadas através da deformação de outras rochas, magmáticas ou sedimentares, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão. Alguns exemplos são o gnaisse, formado a partir do granito; a ardósia, formada a partir do xisto; o mármore, formado a partir do calcário, e o quartzito, formado a partir do arenito.

OBS.: As rochas mais antigas são as magmáticas seguidas pelas metamórficas. Elas datam das eras Pré-Cambriana e Paleozóica. Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

conceito de rochas

Rocha é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral, podendo ou não conter vidro (o vidro não é considerado um mineral). Para além disso, para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.

As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmaticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão. Nos casos onde o material orgânico deixa uma impressão na rocha, o resultado é conhecido como fóssil.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Imagens De Solo

erosão do solo

A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela agua da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água.A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo. Devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema. Em solos cobertos por floresta onde a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificaçao.

Existem poucos jeitos de prevenir a erosão,dentre elas plantar grama nos morros e montanhas.

solo e agricultura

No solo se pratica a agricultura,e cultivo de plantas.A agricultura pode ser promissora se o solo for fértil,mas se o solo não der frutos,seria supérfulo.

Regras básicas para manter o solo aproveitável

  1. Roçagem - Retira-se a vegetação existente no local;
  2. Destocamento - Caso exista maior tipo de vegetação retirar com equipamentos mais avançados depois da roçagem;
  3. Lavração - Esta prática visa a mobilização total do solo. É mais comum fazer a lavração à profundidade de 20 cm a 25 cm;
  4. Gradagem - Nivela-se o terreno que foi revolvido. Este nivelamento permite a distribuição de adubo.
  5. Preparo das covas ou sulcamento - Após o nivelamento do solo, tendo as dimensões 50 cm x 50 cm x 50 cm, faz-se a abertura de sulcos com profundidade 20 cm a 25 cm.