segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Como surgiu a vida na Terra

A Vida teve uma longa evolução, que começou há 6,5 bilhões de anos, Desde o Big Bang, a grande explosão que deu origem a Terra e ao Universo. A vida começou na terra há 3,5 bilhões de anos, no periodo Arqueano. No começo, tudo na terra era rocha derretida, que, depois de algum tempo, se solidificou e formou a superficíe terrestre. Naquela época haviam muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da terra era tóxica. Houve um grande periodo de chuvas, que durou milhões de anos, e as partes de terra que ficaram emersas formaram os continentes.As primeiras formas de vida do planeta foram os Procariontes, formas de vida unicelares que continham DNA, a célula fundamental da vida. Depois dos Procariontes, vieram os Eucariontes que já eram organismos multicelulares e mais complexos, continham um núcleo e organelas. Tempos depois, surgiram os vermes achatados e criaturas invertebradas mais complexas, como os Trilobitas. De pequenos seres chamados conodontes, surgiram os peixes, que se tornaram no Devoniano os donos dos mares, e que por alguma razão desconhecida, talvez em busca de alimentos ou para fugir de predadores, alguns peixes começaram a sair para a terra firme, e deram origem aos anfíbios que podiam andar na terra, mas nescessitavam viver em pântanos pois não sobreviviam muito tempo fora da água. Os anfíbios evoluiram aos répteis, que viviam sem dependência da água e dos répteis evoluiram os sinapsídeos, ancestrais dos mamíferos, que se permaneceram escondidos durante o longo reinado dos dinossauros até se tornarem os donos do mundo.

34 comentários:

Unknown disse...

Os procariontes sim foram as primeiras formas de vida, eram unicelulares, mas na verdade eles não eram formados por DNA e sim por RNA. É toda aquela história que os lipideos começaram a se encontrar e se agrupar, foram criando uma camada dupla que envolveu esse RNA.

Ny disse...

Meu nome é paula, e eu acredito que a vida foi criada por a simples ciência.Mesmo tendo muitas hisórias eu não acredito muito em deus,eva e adão,deuses e etc...
Bom a minha pergunta é: mesmo acreditando em que não existe deus nem jesus e que a vida foi composta de ciência eu queria saber da onde surgiu os cometas que se chocaram contra a Terra formando uma célula de vida.
Paula Nieli, 11 anos
mande a resposta pelo meu e-mail: niely_linha@hotmail.com
ou orkut:
nielinogueira@bol.com.br
usuario de orkut: P@uℓinh@ nieℓi

Unknown disse...

eu acho q vc está,muito errado pq quem criou o homem foi Deus e Deus existe ouça a radio novo tempo na fm e vc vai descobrir a verdade

Unknown disse...

Eu acredito no Cristianismo . Quem criou o mundo e os humanos foi Deus .
Não tem nada vê essa história de que a partir da explosão do Big Bang , a vida na terra começou a surgir . A criação de Deus é mais real e é verdadeira . Mas respeito a opinião de cada um .

Unknown disse...

Eu acredito no Cristianismo . Acredito na criação de Deus . Essa história de que os procariontes eram unicelulares , e que foram formados por RNA , não tem nada a ver .
A criação de Deus é verdadeira e perfeita . Mas respeito a opinião de cada um , cada pessoa acredita em uma coisa .

Unknown disse...

Meu nome é gabriel tenho 12 anos e se deus criou o primeiro de vida na terra que foi o homem e a mulher onde entram os dinossauro os macacos os homorectos homosapiens em?Nao q nao acredite em Deus mais tem coisa q é mentira né?

GRANDE GÓES disse...

Acredito verdadeiramente na ciência, porque tem comprovação científica, ela prova o que diz, já a religião sempre tentou explicar a origem das coisas do mundo através de mitos e lendas, mas respeito a opinião de cada um

GRANDE GÓES disse...

Acredito verdadeiramente na ciência, porque tem comprovação científica, ela prova o que diz, já a religião sempre tentou explicar a origem das coisas do mundo através de mitos e lendas, mas respeito a opinião de cada um

GRANDE GÓES disse...

Acredito verdadeiramente na ciência, porque tem comprovação científica, ela prova o que diz, já a religião sempre tentou explicar a origem das coisas do mundo através de mitos e lendas, mas respeito a opinião de cada um

Wellerson dos Santos de A. Cardoso disse...

Grande Góes você estava certo até a parte em que diz respeito sobre a ciência.Mas esteve enganado em dizer que a religião explica as origens através de mitos e lendas.Agora darei uma explicação mais lógica,e não que seja a melhor mas como disse lógica.A ciência e a religião existi,ou seja,Deus existi e nenhuma delas mentem e sim dizem sempre a verdade.Eu vou lhe mostrar o caminho.A ciência sem a religião é paralítica e a religião sem a ciência é cega,e sempre andam de mãos dadas,a ciência baseia-se na religião e na lógica para achar as soluções logo é comprovado diante dos cálculos que nunca mentem,porque a matemática nunca mente,e é assim que tudo ocorre.Acreditem esse é o caminho.Obrigado Ass:Wellerson dos Santos de A. Cardoso

eliane disse...

me fala tres caracteristicas que os seres vivos possuiem e os outros não

lidianee disse...

cinco caracteristcas que os humanos possuem e os outros não

1- ciclo da vida
2- respiração
3- celulas (dna)
4- locomover
5- alimentação

Laudice disse...

Essa história da origem do universo através do big bang é só uma teoria e que nem foi comprovada. porque as pessoas tem dificuldade de acreditar na Palavra de Deus (a Bíblia)que tem mmilênios de existência para acreditar na palavra de cientistas que nem chegam a 100 anos de vida... É mais fácil acreditar em histórias infundadas do que no Criador do universo?Nada se faz sozinho. Nada existe de repente. Por trás da grande arquitetura do universo, existe sim um criador. É lógico.

Paulo Ricardo disse...

è muito triste no ano de 2012 pessoas ainda acreditarem que nós viemos do barro. segundo a biblia o mundo tem entre 7 e 10 mil anos, pois sabemos que existem relatos de homens pré-historicos, pq não é mencionada a existencia de dinossauros na biblia? em geneses fala que deus criou a terra e depois os seres, vão pesquisar mais sobre a biblia, sua origem e como foi escrita. Não seja papagaio e saia reproduzindo o que o seu pastor ou padre lhe falou. no planeta existem 7 ´bilhoes de pessoas, apenas 40% dessas pessoas acreditaram que jesus passou pela terra. Para o gregos os cristão sao idiotas, para os judeus os cristao são tolos cegos. Afinal você tb é ateu com os deuses dos outros, ou acha que só o deus do ocidente é que existe nas diversas culturas.

Matheus Sandim disse...

A selecao natural para mim eh logica,e perfeitamente aceitavel,mesmo eu acreditando que ela foi o mecanismo que levou a existencia de seres vivos tao complexos como nos seres humanos, ainda acho que eh necessario um orquestrante para mecanismo.Porque concidero que os 3,5 mmilhoes de anos necessarios para nossa formacao, sao um tempo muito curto para que algo como nos viesse a existir, apartir da combinacao de nucleotideos.Bom,bases nitrogenadas combinadas em uma longa sequencia de 3 milhoes de nucleotideos, em 46 cromossomos, gerando 3 mil milhoes de pares da base, em quase perfeitas posicoes para um funcionamento eficas, me parece um pouco improvovel ser uma conbinacao feita pelo acaso, sem a necessidade alguns planejamentos.Atraves de alguns calculos de probabilidade eh possivel ver que seria estremamente improvavel que 1000 combinacoes por ano fossem feitas perfeitamente para que um organismo como nos viesse a existir do acaso, sem contar diversos fatores fisico- quimicos que tornam ainda mais improvavel.

Unknown disse...

Me explique a cura de um câncer feita através da oração de outra pessoa? Os médicos não sabem explicar como alguém é curado em coma pela fé de outro em caso terminal. Eu não sei de onde veio Deus mas sei que ele fez e faz desde sempre, criou até dinossauros mas os excluiu porque talvez não fossebom para o homem. Tem mistérios que só pertencem ao criador de tudo.

Unknown disse...

eu creio no seguinte texto e afirmação mais completa que já existiu, a bíblia nos fala no livro de gênesis que quer dizer inicio ou começo de todas as coisas: e no principio criou Deus os céus e a terra e a terra era sem forma e vazia e o espirito de Deus se movia sobre a face das águas.(Gn 1:1 e 2) então a minha confiança é que foi o próprio Deus o autor da criação tanto da terra como dos céus e e todo o ser humano e também dos animais eu creio no seguinte, como alguns falam por ai que o homem veio do macaco então porque o restante dos macacos não evoluíram até hoje? não crer na existência de um Deus puro e verdadeiro e não crer que foi ele quem criou todas as coisas é um pecado grande e uma blasfêmia contra Deus< como pode de uma simples explosão surgir coisas tao bela como o ser humano,como os céus e a terra e os animais. nos fala a bíblia que durante seis dias Deus criou todas as coisa e no sétimo dia ele descansou de todo o seu trabalho que havia feito e viu que tudo o que ele criara era bom. essa é sem dúvida nenhuma a minha opinião e a minha certeza da criação de todo o universo que foi tao somente Deus quem criou todas as coisas.

Unknown disse...

Adorei o post!Me ajudou no trabalho de ciências XD
Bjs

ana carla s balbinot disse...

estou aprendendo sobre isso perguntas numca acaba mas estou tirando minhas duvidas

Anonymous disse...

grande góes vc não sabe de nada, voce é só mais um idiota, a ciencia prova oq??? ela pode forjar as provas q sua mente nem se quer acompanha a farça. eu acredito em deus, e vc tambem deveria seu idiota.

Unknown disse...

vc é uum finho da puta em nao acreditar em Deus. foi Deus que te fez seu pau no cú

Unknown disse...

vc é uum finho da puta em nao acreditar em Deus. foi Deus que te fez seu pau no cú

Unknown disse...

vc é uum finho da puta em nao acreditar em Deus. foi Deus que te fez seu pau no cú

nany disse...

Muito bem.Entao quem criou Deus?Alguem sabe?Ignorancia,as pessoas nos dias de hoje,ainda acreditarem em tantas besteiras,e como se acreditar que a cegonha tras os bebes,que acham?Deus e extremamente imparcial,da beleza,dinheiro,felicidade pra un e pra outros tristeza,pobreza e infelicidade para os outros nao???Pensem nisso....

Unknown disse...

Então, meu nome é Vagner sou ateu e realmente acho engraçado as pessoas ñ acreditarem em algo plausível como a evolucao,as fontes são infinitas,é só estudar e um pouquinho de bom senso pra perceber que se existe algum criador ele está longe de ser o deus judaico- cristão que nesse país se ensina como vdd absoluta.

Unknown disse...

Então, meu nome é Vagner sou ateu e realmente acho engraçado as pessoas ñ acreditarem em algo plausível como a evolucao,as fontes são infinitas,é só estudar e um pouquinho de bom senso pra perceber que se existe algum criador ele está longe de ser o deus judaico- cristão que nesse país se ensina como vdd absoluta.

Unknown disse...

Vagner, ateu e acho que a evolućão ñ é uma materia dificil de se entender.As pessoas tem muito preconceito com aquilo que vai de contra com oq vc aprendeu desde pequeno e tem medo questionar.Por isso é mais fácil ñ estudar e deixar um pregador interpretar as coisas pra vc mas te garanto que se ler a biblia com senso critico e tirando suas proprias conclusões, facilmente virará uma ateu com eu!

Unknown disse...

Vagner, ateu e acho que a evolućão ñ é uma materia dificil de se entender.As pessoas tem muito preconceito com aquilo que vai de contra com oq vc aprendeu desde pequeno e tem medo questionar.Por isso é mais fácil ñ estudar e deixar um pregador interpretar as coisas pra vc mas te garanto que se ler a biblia com senso critico e tirando suas proprias conclusões, facilmente virará uma ateu com eu!

Casemiro disse...

oi em primeiro lugar eu nao vou dizer que o que voces estao falando esta certo ou errado eu nao jugo voces estao falando da teoria do evolucionismo e do criacionismo mais voces ja pensaram em dizer que as duas teorias estao certas e que em algum dessa teorias as duas se interliguem eu acho que sim,entao
abram a mente e pensem se voce acha escreva sim se nao acha escreva seu motivo

Amarildo disse...

Desde a criação do inferno que o homem passou a temer o que eles chamam de Deus, sendo criado para dominar as massas que começavam a se rebelar contra os seus senhores, Constantino em seu reinado deu o golpe fatal criando a bíblia e impondo o cristianismo como a religião verdadeira, começa ai a domestcaçao das mentes, sem a falta de conhecimento os homens aceitaram, pois do contrário eram tratados como ereges e queimados vivos, por muitos anos a igreja dominou o mundo com suas mentiras, mas com o tempo a verdade vai aparecedo e mitos caindos como o plagio de Jesus imitando Deuses pagaos de eras passadas, chegara o tempo em que a religião ira desaparecer e o homem liberto dessa praga que assombra ate os dias de hoje chamados "RELIGIOSOS"...

luci@no drayve disse...

ESSA HISTORIA e muito sem pe e cabeca nao tem logica nenhuma a vida surgir de um nada depois de bilhoes de ano façame rir viu

luci@no drayve disse...

ESSA HISTORIA e muito sem pe e cabeca nao tem logica nenhuma a vida surgir de um nada depois de bilhoes de ano façame rir viu

Quicas António disse...

É difícil dizer que não sabe?

Quicas António disse...

É difícil dizer que não sabe?